NOSSO BLOG

A INOCÊNCIA, O CARINHO, O AMOR
INCONDICIONAL, COMUM AOS BICHOS E AS CRIANÇAS, ESTÃO PRESENTES DIARIAMENTE EM
MINHA VIDA, NO OLHAR DE CADA UM DE MEUS ALUNINHOS !

QUERIDOS ALUNOS!

SEJAM BEM VINDOS, VEJAM AS AULAS, PEGUEM AS LETRAS DE MÚSICAS, É PRÁ VOCÊS ESSE BLOG!

AULAS DE 27 A 30 DE OUTUBRO

MATERIAL  NECESSÁRIO :     COLETES DE JOGO, SUFICIENTES PARA FAZER 6 EQUIPES ( HOJE TEMOS ESSES COLETES, MAS NO PASSADO, FAZIAMOS COM FITINHAS  COLORIDAS NO PESCOÇO, SÃO BARATINHAS, E RESOLVEM).
6 BOLAS DE BORRACHA. ( PODEM SER PEQUENAS, MÉDIAS, GRANDES, NA VERDADE, SE TIVER  DE TODOS OS TAMANHOS, A EXPERIÊNCIA FICA AINDA MAIS RICA).
OS ALUNOS FORMARÃO FILEIRAS ASSIM:


A B A B A B A B A B A B                          C D C D C D C D C D                    F E F E F E F E F E


A B A B A B A B A B A                          D C D C D C D C D C                     F E F E F E F E F 


CADA ALUNO DA PONTA DA FILA  A, B, C , D , E, F,  ESTARÃO COM UMA BOLA NAS MÃOS.
AO SINAL DA PROFESSORA, ELES PASSARÃO ESSAS BOLAS DAS SEGUINTES MANEIRAS:
-  LANÇANDO COM A  MÃO DIREITA E PEGANDO COM AS DUAS,  PASSANDO A BOLA SEMPRE PARA O SEU COMPANHEIRO DE TIME SENTADO NA FILEIRA DA FRENTE, FAZENDO COM QUE A BOLA , INDO DE UM POR UM, CHEGUE AO ULTIMO DA FILA, SEM TOCAR NA BOLA DO OUTRO TIME, QUE ESTARÁ FAZENDO A MESMA COISA NO MESMO MOMENTO, ENTÃO AS BOLAS VÃO SE CRUZARNO AR.
- O MESMO , LANÇANDO A BOLA COM A MÃO ESQUERDA
-  EMPURRANDO A BOLA NO CHÃO, COM A MÃO DIREITA ( E PEGANDO COM A DIREITA)
-  EMPURRANDO A BOLA NO CHÃO COM A MÃO ESQUERDA ( E PEGANDO COM A ESQUERDA_
-  COM AS  PERNAS  RETAS,  UNIDAS,  SEGURAR A BOLA COM AS DUAS MÃO E PASSÁ-LA AO COMPANHEIRO QUE FICA DO OUTRO LADO , SEM FLEXIONAR OS JOELHOS.

DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE EXERCÍCIOS , PODEMOS TERMINAR COM UMA COMPETIÇÃO,  ONDE GANHA A EQUIPE QUE TERMINAR PRIMEIRO UMA DAS TAREFAS ACIMA.
 LEMBRO QUE  E GRUPOS,  E QUE CADA GRUPO TEM DOIS TIMES  EXPERIMENTANDO E DEPOIS COMPETINDO DOIS A DOIS.

APÓS A COMPETIÇÃO,  CANTORIA E VIOLÃO, TOMANDO AGUA DA GARRAFINHA, QUE TAMBÉM NINGUÉM É DE FERRO !  rsrsrsrs

A OUTRA ATIVIDADE DA SEMANA  VAI SER O PEGA PEGA COM ARCO, QUE ESTAVA PREVISTO PARA A SEMANA PASSADA, MAS NÃO DEU PRA FAZER, POR CONTA DO ATLETISMO PARA ALGUMAS TURMAS,  OUTRAS ATIVIDADES MAIS LONGAS PARA OUTRAS, ENTÃO, ESSA SEMANA TIRAMOS A DIFERENÇA.
OBJETIVOS  _    NESTA AULA ESTAREMOS TRABALHANDO MUITO A COORDENAÇÃO VISOMOTORA  , ORIENTAÇÃO ESPACIAL,  ATENÇÃO  ( SEMPRE).

AULAS DE 20 A 23 DE OUTUBRO, CASO NÃO SEJA POSSÍVEL APLICAR O PROJETO SEMENTINHA, EM FUNÇÃO DAS CHUVAS


RITMO  -  MOVIMENTO OU RUÍDO QUE SE REPETE NO TEMPO,  A INTERVALOS REGULARES , COM ACENTOS FORTES E FRACOS.

ESSA AULA É DE RÍTMO

1ª ATIVIDADE  =     AO SOM DE UM PANDEIRO, COM BATIDADAS DE BAQUETA...QUE VÃO SE ALTERNANDO, ORA LENTO, ORA, RÁPIDO,  FRACO, FORTE, ALTO, BAIXO...., OS ALUNOS DEVEM:

A - CAMINHAR PELO PÁTIO (ESPAÇO )  SEGUINDO O RITMO DO PANDEIRO, MAS SEM ENCOSTAR NOS COMPANHEIROS ( O RITMO VAI SENDO ALTERNADO )

B - SALTANDO PELO ESPAÇO AO SOM DO PANDEIRO ( SEM TOCAR NOS OUTROS)

C - MOVIMENTAR OS BRAÇOS AO SOM DO PANDEIRO

D- MOVIMENTAR OS MUSCULOS DO ROSTO AO SOM DO PANDEIRO

E - EM DUPLAS, INVENTANDO MOVIMENTOS NO RITMO DO PANDEIRO

F - EM DUPLAS, BATENDO  AS MÃOS NO RITMO DO PANDEIRO E DE FORMAS VARIADAS

G - DE PÉ, PERNAS AFASTADAS, BRAÇOS AO LONGO DO CORPO. BALANÇAR OS  BRAÇOS E O CORPO  NOS VARIADOS RITMOS QUE SERÃO FEITOS COM O PANDEIRO.

OBJETIVOS  -   TRABALHAR HABILIDADES MOTORAS  ( ANDAR , CORRER, SALTAR, SALTITAR, GALOPAR,, ROLAR,  RASTEJAR, TREPAR, FLEXIONAR, EXTENDER, TORCER,GIRAR, LEVANTAR)    AO MESMO TEMPO  QUE SE TRABALHA ORIENTAÇÃO  TEMPORAL ( RÁPIDO, LENTO, ACELERADO, DESACELERADO,  ; DESENVOLVENDO NO ALUNOS SUAS CAPACIDADES FÍSICAS E NEUROMOTORAS:
- AGILIDADE]
- VELOCIDADE
- COORDENAÇÃO MOTORA
- EQUILIBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO
- RITMO EM MOVIMENTO.

2ª ATIVIDADE

CRUZANDO O BANCO

ESSA ATIVIDADE DEVERIA SER FEITA COM BANCO SUECO, MAS COMO NÃO TEMOS, VAMOS IMPROVISAR:
4 BANCOS LONGOS ( DOS QUE FICAM EM FRENTE NA SALA)
2 CRIANÇAS, UMA EM CADA PONTA DO BANCO, DEVEM CAMINHAR  PARA A FRENTE, E CRUZAR UMA COM A OUTRA  NO MEIO DO BANCO, SEM COLOCAR AS MÃOS NO COLEGA., E IR PARA O OUTRO LADO.

OBJETIVOS  -  TRABALHAREMOS AÍ A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL ( UNIÃO  -  DIATANCIAMENTO,  APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO ) , EQUILIBRIO, RESPEITO AS REGRAS ( SOCIALIZAÇÃO)

PEGA - PEGA COM ARCO

DELIMITAR A ÁREA ( QUADRA DE VOLEY ) . ESCOLHE-SE O 1º PEGADOR,  QUE DEVE SEGURAR O ARCO NAS MÃOS E TENTAR PEGAR OS COLEGUINHAS, LAÇANDO-OS COM O ARCO, E QUEM É PEGO PASSA A SER O PEGADOR, E O QUE PEGOU PASSA A FUGIR.

OBJETIVOS -  ESSE É UM JOGO COOPERATIVO, TRABALHAREMOS A :  ORIENTAÇÃO ESPACIAL E COORDENAÇÃO VISOMOTORA.

SEMANA DE 20 A 23 DE OUTUBRO ( 19 É CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE)



CRIANÇAS,  ESSA SEMANA, O PROFESSOR JOAQUIM IRÁ FAZER ATIVIDADES COM VOCÊS, QUE SÃO PARTES DO PROJETO SEMENTINHA, QUE ELE ESTÁ REALIZANDO NA ESCOLA.  ATIVIDADES RELACIONADAS AO ATLETISMO.  ELE VAI MARCAR O TEMPO DE VOCÊS EM CORRIDAS,  ENFIM,  VAI SER BEM LEGAL.  VAMOS TORCER PARA NÃO CHOVER, POIS AS ATIVIDADES SERÃO NA PISTA DE ATLETISMO.



COMO O PRÓPRIO NOME DIZ  ( SEMENTINHA ) ESSE PROJETO VISA PLANTAR EM VOCÊS ESSA SEMENTE TÃO LINDA QUE É O ATLETISMO, ONDE VEMOS TANTOS GUERREIROS E GUERREIRAS, ENFRENTANDO AS SUAS DIFICULDADES,  ULTRAPASSANDO SEUS LIMITES, E CONQUISTANDO VITÓRIAS, MESMO QUANDO A VIDA PARECE DIZER NÃO.

SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO


ATIVIDADE 1  :  PEGA-PEGA  ( NUNCA 3 )

OS ALUNOS SE REUNEM EM TRIOS,  HAVERÁ TAMBÉM UMA RAPOSA E UM CAÇADOR.
QUANDO O CAÇADOR SE APROXIMA DA RAPOSA, ELA CORRE E PARA SE SALVAR, FICA AO LADO DO TRIO. ENTÃO, A CRIANÇA QUE ESTÁ DO LADO CONTRÁRIO ONDE PAROU A RAPOSA , TRANSFORMA-SE EM RAPOSA E DEVE SAIR CORRENDO  E  TENTAR SALVAR-SE DA MESMA FORMA QUE FEZ A RAPOSA ANTERIOR. 
SE O CAÇADOR PEGAR A RAPOSA, A SITUAÇÃO SE INVERTE,  A RAPOSA VIRA CAÇADOR, E CAÇADOR VIRA RAPOSA NA MESMA HORA, E TEM QUE SAIR CORRENDO IMEDIATAMENTE.  A ATIVIDADE PODE   CONTINUAR POR MUITO TEMPO, JA QUE OS CORREDORES VÃO SE ALTERNANDO.

VARIAÇÕES  =  FAZER A BRINCADEIRA COM OS ALUNOS SENTADOS ( É MAIS DIFÍCIL E REQUER UM ESFORÇO MAIOR NA HORA DE LEVANTAR PARA FUGIR).

ATIVIDADE BUSCA DESENVOLVER A ATENÇÃO DOS ALUNOS, PARCERIA, TRABALHO EM GRUPO, RESPEITO AOS COLEGAS.  É UMA  ATIVIDADE BEM DINÂMICA, COM MUITA CORRIDA ALTERNADA, EM VÁRIAS DIREÇÕES, O QUE CONTRIBUI MUITO COM A AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL.

ATIVIDADE 2 - TROCA DE TOCA

A ATIVIDADE VISA DESENVOLVER A ATENÇÃO,  AGILIDADE, RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO, NOÇÕES DE DIREÇÃO ( ORIENTAÇÃO ESPACIAL).

OS ALUNOS EM DUPLAS, FORMAM TOCAS, EM CADA TOCA FICA UM COELHO ( CRIANÇA) . HAVERÁ UM CAÇADOR E UM COELHO FUJÃO.
SEMPRE QUE O COELHO ENTRAR EM UMA TOCA, O QUE ESTÁ LÁ DENTRO DEVE SAIR CORRENDO, PARA NÃO SER PEGO PELO CAÇADOR, E ENTRAR EM

AULAS DE 13 A 16 DE OUTUBRO


           1 - AULA COM   BASTÕES  -  ALUNOS SENTADOS,    EM 4 FILEIRAS  ( OU MAIS ) DEPENDENDO DO NUMERO DE ALUNOS .  AS FILEIRAS EM FRENTE UMA DA OUTRA DUAS A DUAS.   NAS MÃOS DO PRIMEIRO DA FILA, DOIS BASTÕES ( CABOS DE VASSOURA) QUE  IRÃO , JUNTOS,   SEGUROS PELA MÃO DO ALUNO, CONDUZIR UM TERCEIRO BASTÃO QUE FICA  NO CHÃO  ( COMO SE FOSSE UM CARRINHO DE MÃO ) . AO CHEGAR   A FILEIRA DA FRENTE, DEIXAR OS BASTÕES COM O PRIMEIRO DESSA FILA E SENTAR-SE  NO FINAL DELA.  FAREMOS  ISSO PRIMEIRO COMO EXERCÍCIO E POSTERIORMENTE COMO COMPETIÇÃO.  AS CRIANÇAS DEVEM IMAGINAR QUE ESTÃO DIRIGINDO UM CARRO,  NÃO PODEM TIRAR NENHUMA MÃO DO VOLANTE, E TEM QUE SE MANTER EM SUA PISTA PARA NÃO PROVOCAREM ACIDENTES. 
             EM UM SEGUNDO MOMENTO,  FAZER O MESMO PROCEDIMENTO ACIMA, MAS COM APENAS UM BASTÃO, QUE SERÁ SEGURO PELA MÃO QUE NÃO É PREDOMINANTE ( CANHOTOS  SEGURAM COM A DIREITA, E DESTROS COM A ESQUERDA)

OBJETIVOS DA AULA =  TRABALHAR ORIENTAÇÃO ESPACIAL, COORDENAÇÃO MOTORA, BILATERALIDADE, ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO.

2 - CORRIDA  DE DEDINHOS 

EM´PÉ,  3 FILEIRAS,  AO SINAL DA PROFESSORA, DESCALÇOS, VÃO ATÉ  O CONE E VOLTAM , APENAS MOVIMENTANDO OS DEDOS DOS PÉS.  CHEGANDO, O PROXIMO FARÁ O MESMO PERCURSO.

3 - CORRIDAS COM COMANDAS VARIADAS  =  EX :  IR ATÉ O OUTRO LADO PULANDO NO PE DIREITO, VOLTEM NO ESQUERDO.
- IR ATÉ O OUTRO LADO PULANDO  E ABRINDO E FECHANDO AS PERNAS,
- IR ATÉ O OUTRO LADO, DANDO DOIS PASSOS LATERAIS, E VIRANDO, DOIS PASSOS,  VIRA DOIS PASSOS, VIRA...
- IR ATÉ O OUTRO LADO NA PONTA DOS PÉS, E VOLTAR DANDO DOIS PASSOS LATERAIS, E UM SALTO COM GIRO, DOIS PASSOS, SALTO COM GIRO .......
- IR ATÉ O OUTRO LADO, SALTANDO COMO SAPINHO.....VOLTAR CORRRENDO
- IR ATÉ O OUTRO LADOANDANDO DE COSTAS, VOLTAR CORRENDO,
- PARAR NO MEIO DO CAMINHO, NA CORRIDA DE VOLTA, E OBEDECER A COMANDA:  SENTA, LEVANTA,  SENTA LEVANTA......  CORRE ATÉ O FINAL...
- IR ATÉ O OUTRO LADO CORRENDO, MAS QUANDO OUVIR EM A PALAVRA  "AVIÃO DEVEM PARAR E FAZER A POSIÃO DE AVIÃOZINHO,  EQUILIBRANDO-SE EM APENAS UMA PERNA.


OBJETIVOS DA AULA =   EXERCITAR A MUSCULATURA DOS PÉS E PERNAS, DE FORMA DIVERTIDA.
                                             EXERCITAR A ORIENTAÇÃO ESPACIAL , TEMPORAL

                                              EXERCITAR A DISCIPLINA E A ATENÇÃO, POIS SÃO VÁRIAS COMANDAS QUE  VÃO RAPIDAMENTE  SENDO LANÇADAS.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       1 -                                                                                                                                                                      

O CADERNO ( TOQUINHO / VINICIUS )

Sou eu que vou seguir você



Do primeiro rabisco até o be-a-ba


Em todos os desenhos coloridos vou estar


A casa, a montanha, duas nuvens no céu


E um sol a sorrir no papel


Sou eu que vou ser seu colega,


Seus problemas ajudar a resolver


te acompanhar nas provas bimestrais você vai ver


Serei de você confidente fiel,


Se seu pranto molhar meu papel


Sou eu que vou ser seu amigo,


Vou lhe dar abrigo, se você quiser


Quando surgirem seus primeiros raios de mulher


A vida se abrirá num feroz carrossel


E você vai rasgar meu papel


O que está escrito em mim


Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer


A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer


Só peço a você um favor, se puder:


Não me esqueça num canto qualquer

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

MEUS AMORES!  QUE VO^CÊS TODOS TENHAM HOJE UM DIA AINDA MAIS FELIZ, QUE SEJAM MAIS AMADOS AINDA,  QUE JESUS PERMITA QUE  OS SONHOS DE VOCÊS , SE FOREM FAZER  BEM PRA VOCÊS,  SE REALIZEM.  CURTAM  SUA FAMÍLIA, SEUS AMIGOS,  APROVEITEM ESSE DIA LINDO DE SOL, NÃO FIQUEM SÓ  ESPERANDO PRESENTES OK?  A VIDA JÁ É UM PRESENTE, E AS VEZES A GENTE NEM PERCEBE!  AMO VOCÊS, QUERO O MELHOR PARA VOCÊS TODOS.  HOJE , DE NOITE, VOU POSTAR AQUI AS AULAS DESSA SEMANA.  E ATENÇÃO, LEVEM AS LETRAS DAS MUSICAS DE NATAL, JA COMEÇAREMOS A ENSAIAR LEGAL.    BEIJOS  DA PROF.

SEMANA DE 29 A 3 DE JULHO


ENSAIOS PARA A FESTA JUNINA

1ª E 2ª SÉRIES  -   QUADRILHA

AULAS PARCIALMENTE LIVRES  -  ALUNOS PODEM ESCOLHER ENTRE ALGUMAS ATIVIDADES  :   MINI FUTSAL   /  MINI FUTSAL  /   PULAR CORDA / PULAR ELÁSTICO /  MINI QUEIMADA.

SEMANA DE 8 A 12 DE JUNHO


8 E 9  =  CONTINUAÇÃO DE CIRANDA DE RODA

10 A 26  =   LICENÇA SAÚDE   PROFESSÔRA  (  NÓDULOS NAS CORDAS VOCAIS )

AULAS DE 5 A 9 DE OUTUBRO


1ª SÉRIE E 1ª ANO -  
AULA 1 -


ALUNOS EM RODA. DOIS ( ou 3 )  ALUNOS EM PONTOS OPOSTOS , SEGURAM CADA QUAL UMA BOLA ( DE CORES DIFERENTES) . AO SINAL DA PROFESSÔRA,  AS CRIANÇAS QUE TEM A BOLA  PASSAM ( JOGAM ) PARA O AMIGUINHO DA DIREITA, E ASSIM CONTINUA, MAIS TODOS DEVEM TER O CUIDADO DE NÃO DEIXAR AS BOLAS SE ENCONTRAREM.
SE ALGUM ALUNO DERRUBAR A BOLA, DEVE PEGÁ-LA E VOLTAR AO SEU LUGAR.
VARIAÇÃO  -  DA MESMA FORMA, LANÇANDO AS BOLAS, SEM QUE ELAS SE ENCONTREM, MAS QUANDO  A BOLA FOR LANÇADA, A CRIANÇA PROXIMA AO LANÇADOR DEVE SE ABAIXAR, E A BOLA PASSARÁ POR SOBRE ELE, INDO PARA AS MÃOS DO PRÓXIMO ALUNO.   FICA ASSIM ENTÃO :  UM PEGA, UM ABAIXA, UM PEGA, UM ABAIXA  ETC...

0BJETIVO  -  ESSE É UM JOGO COOPERATIVO, TODOS DEVEM COLABORAR PARA QUE AS BOLAS SE MANTENHAM AFASTADAS,  AJUDANDO-SE MUTUAMENTE. DEVEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO, POIS DO CONTRÁRIO, A BOLA CAIRÁ MUITAS V EZES,  ATRAPALHANDO A BRINCADEIRA. É UM ÓTIMO EXERCÍCIO PARA A CONCENTRAÇÃO, E TAMBÉM PARA OS PROFESSORES DETECTAREM  A FACILIDADE DE DISTRAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS.

AULA 2 -

CAPITÃO E SOLDADO
3 COLUNAS DE CRIANÇAS, E A FRENTE DE CADA COLUNA,  A UNS 2 METROS,  UMA CRIANÇA COM UMA BOLA NAS MÃOS ( É O CAPITÃO).
AS CRIANÇAS DAS COLUNAS ESTÃO DE PÉ.
O CAPITÃO JOGA A BOLA PARA A PRIMEIRA CRIANÇA DA COLUNA, QUE DEVE DEVOLVÊ-LA E EM SEGUIDA SENTAR-SE.
GANHA A  EQUIPE QUE TERMIRAR PRIMEIRO, OU SEJA, QUE ESTIVER TODA SENTADA  PRIMEIRO.

OBJETIVOS : ORIENTAÇÃO ESPACIAL, COORDENAÇÃO VISO-MOTORA, ATENÇÃO .


3ª SÉRIE E 4ª SÉRIE

DISCO AO GOL
- NA QUADRA
- 6  CRIANÇAS DE CADA LADO
- PASSAR O DISCO DE UM COMPANHEIRO PARA O OUTRO, ATÉ CHEGAR PROXIMO AO GOL E LANÇAR O DISCO NO GOL, QUE NÃO TEM GOLEIRO NUM PRIMEIRO MOMENTO, DEPOIS  PASSA A SER JOGADO COM GOLEIRO,   E NÃO PODE TER ULTRAPASSADA A LINHA DA ÀREA DE GOL POR NENHUM DOS  JOGADORES  NÃO IMPORTA O LADO.
- O DISCO SÓ PODE SER PASSADO COM O ALUNO PARADO,  E SÓ PODE SER PEGO NO AR .
- SE CAIR NO CHÃO, PERTENCE AO TIME QUE NÃO TOCOU NO DISCO POR ÚLTIMO, E SE SAIR DA ÁREA DE JOGO ( QUE PODE SER A QUADRA DE VOLEY, FUT OU BASQUETE), CONSIDERA-SE DA MESMA MANEIRA, A BOLA PERTENCE AO TIME QUE NÃO TOCOU NA BOLA POR ÚLTIMO , ANTES DE SUA SAÍDA DE QUADRA.
- NÃO PODE HAVER CONTATO FÍSICO,  NENHUM TIPO DE OFENSA, AGRESSÃO, OU COISA DO TIPO,  E SE  OCORRER ( ESPERO QUE NÃO), A ALUNO FICARÁ DOIS MINUTOS FORA DE JOGO.   SE ACONTECER DE NOVO, 5 MINUTOS FORA DE JOGO,  E NA TERCEIRA VEZ, O ALUNO FICARÁ APENAS ASSISTINDO ATÉ O FINAL DA AULA.

OBJETIVOS -
- RESPONSABILIDADE COM RELAÇÃO AO GRUPO
- RESPEITO AO ADVERSÁRIO
- ACEITAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE VITÓRIA E DERROTA COM NATURALIDADE,  CONSEGUINDO PRIVILEGIAR A DIVERSÃO, A ALEGRIA DO BRINCAR.
- ORIENTAÇÃO ESPACIAL ( CONSEGUIR MOVER-SE COM SEGURANÇA E EQUILIBRIO, COM ALGUMA VELOCIDADE,  BEM LOCALIZAR-SE NO ESPAÇO PARA RECEBER OU LANÇAR O DISCO.
- RACIOCÍNIO, 
- VISUALIZAR , ANTECIPAR MENTALMENTE A JOGADA.
-

AULA 1 A 5 DE JUNHO


CIRANDA DE RODA  -  
MUSICA  -  PERDI MEU ANEL NO MAR
                     NÃO PUDE MAIS ENCONTRAR
                     E O MAR ME TROUXE A CONCHA
                     DE PRESENTE PRÁ ME DAR
        
                     OU ESTÁ NO FUNDO DA AREIA
                     OU ESTÁ NO DEDO DA SEREIA
                     OU ENTÃO FOI O PESCADOR
                     QUE ENCONTROU O ANEL
                     E DEU PRO SEU AMOR.
            
                    OI TUM LALALALA                   OI TUM LALALALA
                    TUM LALALALA                         TUM LALALALA
                    TUM LALALALA                         TUM LALALALA
                    TUM                                              TUM

1ª e  2 ª SÉRIES   ;    APENAS APRENDERÃO O QUE É CIRANDA DE  RODA ( COM EXEMPLOS) E DANÇARÃO UMA CIRANDA COM 5 PASSAS DIFERENTES.

3ª e 4ª SÉRIES :     ALÉM DE APRENDER O MESMO QUE A 1ª  E 2ª  , TAMBÉM FARÃO A TAREFA ABAIXO:

1 - ESCOLHER UM AMÚSICA DE CIRANDA INFANTIL
2 - FAZER UMA NOVA LETRA PARA A MUSICA
3 - INVENTAR AO MENOS 3 PASSOS DIFERENTES PARA A SUA INVENÇÃO DE CIRANDA.

SEMANA DE 1 A 5 DE JUNHO


FESTIVAL DE QUEIMADA   -  QUEIMADA INVERTIDA

ESPAÇO UTILIZADO  -  UM RETANGULO DIVIDIDO AO MEIO, OU A QUADRA DE VOLEY, DIVIDIDA AO MEIO.
NO MEIO DA PRIMEIRA METADE DA QUADRA FICA UM ALUNO DO TIME A, E OS OUTROS FICAM  DO LADO DE FORA DA SEGUNDA METADE DA QUADRA.  NO MEIO DA SEGUNDA QUADRA FICA UM ALUNO DO TIME B, E OS OUTROS ALUNOS FICAM DO LADO DE FORA DA PRIMEIRA METADE DA QUADRA.
O TIME TEM QUE ACERTAR A BOLA NO ADVERSÁRIO DENTRO DA QUADRA, E CASO ACERTE , VOLTA PARA SUA QUADRA.
GANHA A EQUIPE QUE PRIMEIRO CONSEGUIR RETORNAR COMPLETAMENTE PARA A SUA QUADRA.

SEMANA DE 25 A 29 DE MAIO

FESTIVAL DE QUEIMADA    -  QUEIMADA AMEBA


NESTA QUEIMADA NÃO TEM  A ÁREA DO MORTO, CADA PESSOA QUEIMADA  SENTA, DE PERNAS CRUZADAS, NO LUGAR ONDE FOI QUEIMADA.  SE MESMO SENTADA ELA CONSEGUIR PEGAR A BOLA ( SEM LEVANTAR, SEM TIRAR O BUMBUM DO CHÃO), ESTARÁ VIVA DE NOVO.   GANHA O  JOGO A EQUIPE QUE  NO TEMPO DE UMA AULA TIVER MAIS ADVERSÁRIOS SENTADOS, OU, SE  FOR POSSÍVEL JOGAR SEM LIMITE DE  TEMPO, GANHA A EQUIPE QUE FIZER SENTAR TODOS OS ADVERSÁRIOS.

SEMANA DE 18 A 22 DE MAIO


FESTIVAL DE QUEIMADA

1 - QUEIMADA TRADICIONAL
      UMA QUADRA, METADE DE UM TIME, METADE DO OUTRO.    DEPOIS DA LINHA DE FUNDO DOS TIMES, FICA A ÁREA DE QUEIMADOS, QUE CHAMAMOS DE MORTO. A EQUIPE QUE QUEIMAR  PRIMEIRO  TODOS OS PARTICIPANTES DA OUTRA EQUIPE SERÁ A GANHADORA.
FORMA DE QUEIMAR - APENAS SE A BOLA BATE DIRETO NA CRIANÇA, SEM TOCAR EM NADA ANTES. E APENAS  A CABEÇA É FRIA ( NÃO VALE)

OBJETIVO  -  EXERCITAR O RACIOCÍNIO,  PREVER JOGADAS, ELABORAR AÇÕES DIANTE DE VÁRIAS POSSIBILIDADES, TRABALHO EM EQUIPE.

SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL/ 4 A 8 DE MAIO


ENSAIO DAS MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES, E INAUGURAÇÃO DA QUADRA ESPORTIVA, HOMENAGEANDO O PROFESSOR HELI,   QUE TEVE SEU NOME  ESCOLHIDO COMO O PATRONO DA QUADRA.

TODAS AS SÉRIES ENSAIARAM:
. AMOR I LOVE YOU
. UM ANJO DO CÉU
. VELHA INFANCIA
. NO DIA EM QUE EU SAÍ DE CASA
. AVIÃO SEM ASA
. AOS OLHOS DO PAI

3ª A e B  -   ENSAIARAM UMA MUSICA DIFERENTE,  COM AS PROFESSORAS DE SALA, E NÓS CANTAMOS JUNTOS   GOSTO DE AJUDARA

SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO


ATIVIDADE

PEGA PEGA POR TEMPO

1 - DELIMITAR UM ESPAÇO ( DENTRO DE UM RETÂNGULO , OU DENTRO DA QUADRA DE VOLEY.
2 - DIVIDIR A TURMA EM DUAS EQUIPES
3 - UMA EQUIPE DE PEGADORES ( SENTADOS NA LINHA DE FUNDO)
      UMA EQUIPE DE  FUGITIVOS ( ESPALHADOS DENTRO DA QUADRA)
4 - CADA ALUNO DO TIME DE PEGADORES TERÁ 10 SEGUNDOS  ( SE O ESPAÇO FOR     
      MENOR  QUE A QUADRA DE VOLEY, UTILIZA-SE MENOS SEGUNDOS) PARA PEGAR
      QUANTOS  FUGITIVOS PUDER.
5 - QUEM É PEGO, SENTA NO LUGAR ONDE FOI PEGO.
      QUANDO TODOS OS ALUNOS DA EQUIPE PEGADORA ( OU ATACANTE ) JÁ    
      TIVEREM     USADO SEUS 10 SEGUNDOS, DA-SE POR TERMINADA  AQUELA PARTE, E
     CONTA-SE O NUMERO DE SOBREVIVENTES ( ALUNOS NÃO PEGOS).  O NUMERO DE
     SOBREVIVENTES É O NUMERO DE PONTOS DAQUELA  EQUIPE.
6 - AGORA, A EQUIPE QUE FOI PEGADORA, TROCA DE LUGAR COM A QUE FOI FUGITIVA,
     E FAZEM O MESMO QUE FOI FEITO ANTERIORMENTE.
GANHA O JOGO A EQUIPE QUE FIZER MAIS PONTOS  ( MAIS CAPTURAS)

REGRAS - ALÉM DAS REGRAS ÓBVIAS DO JOGO, TAMBÉM CONSIDERA-SE REGRA O FATO DE SER PROIBIDO EMPURRAR, PUXARROUPA, DAR RASTEIRA, OU OUTRA QUALQUER AÇÃOCONSIDERADA AGRESSIVA.

ESTAMOS TRABALHANDO AQUI:
. DISCIPLINA
. PACIENCIA
. VELOCIDADE
. COORDENAÇÕES DIVERSAS
. ORIENTAÇÃO ESPACIAL

PROXIMA  ATIVIDADE :   TRABALHANDO EQUILIBRIO.



CRIANÇAS , NESTA AULA, DEVEM FICAR EM FILA, E VÃO ANDAR EM UMA CORDA GRANDE, EQUILIBRANDO O CORPO COMA AJUDA DOS BRAÇOS ABERTOS, DEPOIS DA CORDA, ANDARÃO EM DUAS LINHAS PARALELAS, DE FITA ADESIVA COLADA NO CHÃO DO PATIO, COLOCANDO NO CHÃO MÃOS E PÉS.

SEMANA DE 13 A 17 E 22 A 24 DE ABRIL

TRABALHO EM ESTAÇÕES:  ( FORÇA,  ORIENTAÇÃO ESPACIAL,  COORDENAÇÃO MOTORA,  FORÇA ABDOMINAL)

ESTAÇÃO 1 - UM BANCO  LONGO E BAIXO,  ONDE AS CRIANÇAS DEVEM SENTAR, E APENAS COMA FORÇA DOS BRAÇOS, PUXAR O CORPO, QUE SE ARRASTA ATÉ CHEGAR AO FINAL DO BANCO

ESTAÇÃO 2 - COLCHONETES NO CHÃO,  ONDE OS ALUNOS DEVEM FAZER  ROLAMENTOS LATERAIS ( COLCHONETES SUFICIENTES PARA QUE OS ALUNOS POSSAM FAZER UNS 6 ROLAMENTOS SEGUIDOS)

ESTAÇÃO 3 - VÁRIOS CONES, COLOCADOS   UM A  FRENTE DO OUTRO, COM UMA DISTANCIA DE 1 METRO, PARA QUE OS ALUNOS CORRAM FAZENDO ZIG-ZAG.

ESTAÇÃO 4 - CORDAS PENDURADAS NA MADEIRA DO TELHADO,  E OS ALUNOS DEVEM PENDURAR-SE NELAS E BALANÇAR ( OS MAIORES  DEVERÃO ULTRAPASSAR UM BANQUINHO, PENDURADOS NA CORDA E ENCOLHENDO AS PERNAS).

ESTAÇÃO 5 - PULAR UM ELÁSTICO, PRESO EM DUAS CADEIRAS, FALANDO UM VERSO:
DENTRO E FORA, DENTRO E FORA, PASSA EM BAIXO E VAI EMBORA.

SEMANA DE 6 A 9 DE ABRIL / 13 A 17 ABRIL


3ªB e  4ªE   -  GINCANA DE PROVAS SURPRESAS COM PRÊMIOS ( BALAS ) APENAS NA SEGUNDA FEIRA, POR CONTA DE NÃO HAVER ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESSE DIA.

ATIVIDADE -    GRANDE ELÁSTICO

EXERCÍCIO DE COORDENAÇÃO , FEITOS COM UM ELÁSTICO GRANDE, FECHADO,  COM A PROFESSORA SEGURANDO DE UM LADO COM AS PERNAS, E UMA CADEIRA  DO OUTRO LADO   (  COMO NA TRADICIONAL BRINCADEIRA DE PULAS ELÁSTICO).
OS ALUNOS DEVEM  FAZER OS MOVIMENTOS NO ELASTICO SEGUINDO O VERSO E O RITMO DO VERSO QUE A PROFESSORA  FALA, E QUE AS VEZES PODE ATÉ PARECER UMA CHARADA,  PODENDO SER INTERPRETADO DE MANEIRAS DIVERSAS,  IGUALMENTE , PULADO DE MANEIRAS DIVERSAS.

1 - PULA DENTRO, PULA EM CIMA
     PULA DENTRO, PULA FORA
     PUXA O PÉ E VAI EMBORA


2 - PULA COM OS DOIS NO PRIMENRO
     PULA COM OS DOIS NO SEGUNDO
     PULA LÁ PRO OUTRO LADO
     E VAI EMBORA DANDO TCHAU PRA TODO MUNDO

3 - FICA DENTRO, FICA FORA
     FICA DENTRO, FICA FORA
     FICA DENTRO E DÁ UM GIRO
     FICA FORA E VAI EMBORA

4 - COM UM VOU PRA DENTRO
     COM UM VOU PRA FORA
     COM DOIS VOU  PRÁ CIMA
     COM QUATRO VOU EMBORA

5 - PASSO EM BAIXO E FICO  FORA
     PASSO EM CIMA E FICO  FORA
     PISO UM E PISO OUTRO
     DOU UM PULO E VOU EMBORA

6 - PASSA POR BAIXO DE UM......OLHA SE VEM ALGUÉM
     PASSA POR BAIXO DE OUTRO.....VAI EMBORA QUE NÃO VEM NINGUÉM

7 - PISA PISA,   SOLTA SOLTA
     MÃOS PRA BAIXO, PÉS PRA CIMA
     E SALTANDO BEM MAIS ALTO
     VOU PRA FORA E FAÇO RIMA

SEMANA DE 30 DE MARÇO A 03 DE ABRIL

SEMANA DO  REGISTRO DE AULA
OS ALUNOS REGISTRAM EM UMA FOLHA AVULSA, ONDE COLOCAM O NOME DA CIDADE, DA ESCOLA,  E O PRÓPRIO NOME.  A SEGUIR,  ESCREVEM RELATANDO COMO É A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA,  O QUE É FEITO, COMO,  QUANDO.  AS CRIANÇAS ESCREVEM, MESMO  QUE AINDA NÃO ESTEJAM  TOTALMENTE ALFABETIZADAS. APÓS O  TEXTO, OS ALUNOS  REPRESENTAM  COM DESENHOS, UMA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA REALIZADAS NO BIMESTRE.